quarta-feira, 23 de julho de 2008

Kwashiorkor - Uma deficiência na alimentação



O kwashiorkor é uma condição resultante da ingestão inadequada de proteínas. Ocorre mais comumente em regiões de inanição, onde há um fornecimento limitado de alimentos e orientação inadequada, o que leva a um conhecimento insuficiente sobre dieta e técnicas de alimentação.






Os primeiros sintomas de qualquer tipo de desnutrição são bastante gerais, e incluem fadiga, irritabilidade e letargia. À medida que continua a privação de proteína, é observado um grande retardo no crescimento, perda de massa muscular, inchaço generalizado (edema) e diminuição da imunidade. É muito comum que a barriga seja grande e protuberante. Surgem sintomas na pele, como dermatite e mudanças na pigmentação; o enfraquecimento dos cabelos e vitiligo são observados com muita freqüência. O choque e o coma precedem a morte.

Essa é uma doença tipicamente de países pobres, vista freqüentemente durante épocas de seca e de instabilidade política. No entanto, uma estimativa governamental sugere que cerca de 50% das pessoas com idade avançada, que vivem em casas de repouso em outros Países, sofrem de desnutrição protéico-calórica.

Um aumento na ingestão de calorias e de proteínas pode corrigir o kwashiorkor , desde que o tratamento não tenha começado muito tarde. No entanto, o potencial total de crescimento e altura nunca será atingido. O kwashiorkor grave pode levar a criança a uma debilidade mental e física permanente. Há segura evidência estatística indicando que a desnutrição nos primeiros anos de vida diminui de forma permanente o QI (quociente de inteligência). Os fatores de risco incluem a vida em países pobres, países com conflitos políticos e países afetados freqüentemente por desastres naturais, como a seca. Essas condições são direta ou indiretamente responsáveis pela escassez de alimentos, que conduz à desnutrição.

0 comentários: