quinta-feira, 17 de julho de 2008

Gostaria de agradecer a todos Vocês que compareceram à aula inaugural do Projeto Biologia no Cotidiano. Como discutido em sala-de-aula, esse Projeto visa mostrar os assuntos da Biologia de uma forma contextualizada, interativa e experimental.

A nossa próxima aula acontecerá terça-feira, dia 22 de julho, às 17:30h, mas as inscrições só poderão ser feitas até amanhã, dia 18. Procurem a coordenação para efetuar o pagamento e garantir a sua entrada no Curso, uma vez que só temos 30 vagas na turma.

Lembrem-se de que cada aula custa R$ 3,00, referentes ao material didático, que consta de uma apostila no estilo de revista, amplamente ilustrada, com a teoria, textos de aprofundamento, exercícios diversos e modelos de experimentos que podem ser feitos em casa, além de um CD com todas as imagens e vídeos mostrados em sala-de-aula.


Relembrando a aula anterior


As questões a seguir referem-se ao assunto Método Científico. Leiam com atenção, reflitam sobre o assunto, organizem as idéias e coloquem no papel tudo o que aprenderam. Vocês perceberão que isso é bem divertido e eficaz no aprendizado!

Qualquer dúvida, enviem um e-mail para [biologianocotidiano@gmail.com]. Terei prazer em respondê-los.


Um forte abraço,


Prof. Anchieta Silva.



Questões sobre Método Científico


1) Em 1971, dois cientistas realizaram o seguinte experimento: alimentaram larvas de uma espécie de mosca com dietas que diferiam quanto à presença de aminoácidos. Um grupo de larvas foi alimentado com uma dieta completa, com todos os 20 tipos de aminoácidos, além de água, sais minerais, carboidratos e vitaminas. Cinco outros grupos de larvas, semelhantes ao primeiro, foram alimentados com dietas nas quais faltava somente um dos aminoácidos. Os resultados obtidos pelos cientistas estão representados no gráfico abaixo:






A partir dessas informações, responda:

a) Qual era a provável hipótese testada pelos cientistas?
b) Qual grupo de larvas representa o controle experimental e qual sua importância para o experimento?
c) Qual foi a variável testada nos grupos experimentais?
d) Que conclusões é possível tirar com base nos resultados do experimento?



2) Analise o gráfico abaixo, que representa a relação entre o consumo de gorduras e a incidência de doenças cardíacas:



Elabore uma hipótese plausível que explique o alto consumo de gorduras na ilha de Creta e a baixa incidência de doenças coronarianas em homens. Confronte a sua hipótese com os dados do gráfico referentes ao Japão e ao leste da Finlândia.

0 comentários: